Porque ninguém me disse isso antes? - Utzig Advocacia

Porque ninguém me disse isso antes?

A frase “porque ninguém me disse isso antes” é, sem dúvidas, uma das frases que eu mais ouço dos meus clientes em processo de divórcio. Isso ocorre, principalmente, porque as partes chegam para resolver um problema que elas nem sabiam da existência até então. 

Previamente ao casamento tudo que se pensa é na celebração, no matrimônio, na beleza e deleite desta nova união, pouco se pensa, e menos ainda com clareza necessária, sobre as consequências que isso trará futuramente, especialmente, diante de infortúnios. 

Exatamente em razão deste prazeroso estado de paixão e euforia que rege o início das uniões, as partes não procuram um profissional que possa orientá-los sobre a escolha de um regime de bens que atenda às suas necessidades no futuro. 

O regime de bens é uma regulamentação das relações patrimoniais dentro do relacionamento afetivo. Essa regulamentação determinará como ocorrerá a divisão dos bens em caso de divórcio ou de falecimento de um dos cônjuges. 

Atualmente, as relações amorosas estão cada vez mais aceleradas e com os mais diversos arranjos. Por isso, é indispensável que as partes procurem um advogado de sua confiança que possa orientá-los antes do casamento ou da união estável, sobre a escolha do regime de bens. 

O chamado planejamento matrimonial, é um serviço de assistência feito por um profissional qualificado, para orientar as partes sobre as circunstâncias da escolha de um regime de bens, sobre a elaboração de pacto antenupcial, união estável ou mesmo de contrato de namoro, a depender da vontade das partes. 

Além disso, o planejamento patrimonial auxiliará as partes não apenas em relação ao seu patrimônio, uma vez que é possível prever cláusulas existenciais. Essas cláusulas nada mais são que uma regulamentação vinculada a vida do casal, sua rotina, crenças, podendo estipular tudo aquilo que não for contrário à lei. 

Certo é que as qualidades e finalidades do pacto antenupcial são diversas, prevalecendo a autonomia das partes com relação às disposições que regerão esta nova família.

É importante ressaltar a segurança que um planejamento matrimonial lhe trará ao longo da união, isso porque a questão da propriedade dos bens fica resolvida antes do casamento, evitando discussões ou acontecimentos inesperados. Planejar o seu futuro ao lado de sua pessoa querida lhe permitirá aproveitar a família sem se preocupar com mais nada. 

Ainda ficou com alguma dúvida? Procure um advogado de sua confiança para assessorá-lo na regulamentação e escolha do seu regime de bens. 

 
Whatsapp